Cientistas de palmo e ½

LOGO final palmo e meio TAMANHO PEQUENO.fw

O projeto que nos propomos implementar no 3º ano do 1º CEB gera em torno do método científico, partindo sempre de uma questão geradora, sobre a qual se desenvolverá todo o processo de experimentação. Por outro lado, existe uma vertente pedagógica que pretende fazer a transversalidade com os conteúdos desenvolvidos em contexto de sala de aula, permitindo a sua verificação experimental.

Procedimentos gerais:

a) Observar, que implica a utilização de vários sentidos. Neste processo o professor deverá ajudar os alunos a focalizar nos detalhes e no todo; os alunos identificam pormenores, semelhanças e diferenças.

b) Questionar ou a classificar depois de analisar as observações efetuadas;

c) Elaborar hipóteses, produzindo explicações genéricas na tentativa de identificar um padrão geral a partir das observações.

d) Prever, é no fundo tentar explicar o que se espera que aconteça com base nas inferências realizadas em outros contextos.

e) Experimentar, verificar se as previsões se concretizam, sugerindo possíveis contrariedades ao longo da experimentação.

f) Organizar dados, fazer os registos de cada etapa da experiência através de preenchimento de tabelas/grelhas ou realização de desenhos.

g) Interpretar dados, fazendo a comparação entre as hipóteses previamente estabelecidas e as conclusões da experiência.

 

Os alunos serão auxiliados na identificar o problema. Deverão questionar o que pretendem mudar e registar os dados através de tabelas, quadros, gráficos e outros modelos de registo. Nesses registos formularão as hipóteses (o que pensam que vai acontecer e porquê), depois de realizar a experiência deverão descrever o que aconteceu e verificar se as hipóteses se confirmaram ou não.

Anúncios